A armadilha do nicho único
Imagina só: Eu sou conhecido por fotografar casamentos. Então fotografo casamentos e não posso fotografar meus clientes quando tiverem um filho e não poderei fotografar meus clientes quando eles fizerem o aniversário do filho… Percebe que eu já deixei muito dinheiro na mesa?
Ao contrário do que muitos pensam, por mais que eu seja conhecido por fotografias de casamentos, nunca deixei de fotografar outros nichos como: ensaios de família, gestantes, pré-casamento, retratos…
Porque meu real nicho é fotografia de pessoas, e me refiro a todos esses que citei acima como subnichos, afinal, eu sei fotografar casamentos, por que não fotografar aniversários também?
Essa ideia de “nicho único” acaba limitando alguns fotógrafos tanto na parte criativa quanto na parte financeira, aquela ideia de “especialista ganha mais” não funciona tão bem quando você é um fotógrafo empreendedor, com contas a pagar e funcionários que dependem do seu negócio de fotografia.
Como criar seu próprio nicho (e explodir seu faturamento)
Passo 1: Descubra sua autoria
Pense bem: que tipo de fotografia te dá aquela energia diferente? O que você ama fotografar mas acha que "não pode"? São aqueles projetos que te fazem perder a noção do tempo, que te deixam empolgado só de pensar em fazer.
Passo 2: Mostre sua autoria
Use seu Instagram pra mostrar seu jeito único de fotografar. Não tenha medo de compartilhar histórias que só você pode contar e de se conectar com seus clientes de forma autêntica. É essa verdade que vai fazer eles te escolherem.
Passo 3: Desenvolva sua autoria
Além da autoria em suas fotos, é preciso aplicar sua autoria no seu negócio também. Encontre seu jeito de interagir com os clientes, seu jeito de vender as fotos, um estúdio com a sua cara… A autoria pode ser aplicada em todas as áreas do seu negócio de fotografia.
O que acontece quando você fotografa mais (sub)nichos:
1. Você atrai os clientes certos. Pessoas que valorizam sua autenticidade e estão dispostas a pagar pelo seu diferencial.
2. Você redescobre o prazer de fotografar. Sem limitações criativas, sua paixão pela fotografia cresce e aparece no seu trabalho.
3. Você fatura mais. Fotografar outros subnichos abre possibilidade de você acompanhar seus clientes e vender extra pra quem realmente está disposto a pagar mais caro pela sua fotografia.
Na Mentoria Power, temos fotógrafos que começaram em nichos como fotografia de casamentos e hoje têm carreiras sólidas fotografando ensaios de famílias. Fotografar mais de um (sub)nicho é um dos passos para chegar à Faixa Preta faturando mais de R$200 mil no ano com seu negócio de fotografia.
A fotografia tem espaço pra todo mundo que faz diferente. E os clientes estão esperando alguém com coragem de sair do óbvio!
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